Bela Mandala https://www.belamandala.com por Graziele Saconi Wed, 23 Oct 2019 15:27:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 https://www.belamandala.com/wp-content/uploads/2019/10/logo-lotus-nova-favicon-1.png Bela Mandala https://www.belamandala.com 32 32 Mandalas https://www.belamandala.com/mandalas/ Tue, 22 Oct 2019 21:13:21 +0000 https://www.belamandala.com/?p=456 Mandala significa “círculo” ou “completude” em sânscrito, simboliza o Universo. A Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia. Representa a procura pela paz interior e têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação.

A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação. Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.

A simbologia da mandala também varia conforme seu desenho, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes. As cores trazem emoções diferentes e cada base numérica traz um significado. No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade.

Minhas mandalas são escolhidas dentre vários desenhos, faço um estudo de cor pra ver qual a combinação de cor mais bonita e que mais se adéqua ao tema. Os desenhos precisam ser na dimensão certa pra cada tamanho, pois um desenho muito simples numa mandala muito grande ficaria desproporcional. Gosto também de escolher temas que passem uma mensagem positiva e com os quais me identifico, assim tenho mais vontade de pintar e acredito que passo uma energia positiva para peça, pois faço a pintura com alegria. Tenho certeza que você vai se identificar com algumas dessas mandalas!

]]>
Incensários https://www.belamandala.com/incensarios/ Tue, 22 Oct 2019 21:08:57 +0000 https://www.belamandala.com/?p=453 O incensário é um recipiente ou no qual se queimam substâncias aromáticas. Ele é usado para “portar” o incenso. O uso do incenso varia, pode ser para atrair bons fluídos, para invocar a presença de deuses em rituais religiosos, rituais de purificação, aromaterapias, meditação, para afastar energias negativas e até para mascarar algum mau odor, entre outras funções que variam de acordo com a essência. Para liberarem essa energia os incensos precisam ser queimados.

Incenso foi usado por culturas chinesas desde os tempos neolíticos Eventualmente, outros povos mais antigos também aderiram à ele, povos como os egípcios, os árabes, orientais, indianos, entre outros.

Meus incensários são feitos em vidro, podendo ser redondo como uma mandala, ou retangular, eles servem tanto para queimar incenso como também para apenas decorar um ambiente devido sua beleza. Quando escolho um desenho para pintar procuro não apenas um que caiba no formato do incensário e seja bonito, também procuro desenhos com algum significado. Que tragam algum sentimento positivo para quem irá usá-lo. São pintados com tinta relevo e tinta verniz vitral, e também com muito cuidado e amor.

Ficam ótimos pra decorar aparador, raque e também em lavabos, pois dão um toque de cor. É uma excelente opção de presente, já que você pode escolher entre os vários modelos disponíveis. Espero que ache um que combine com você!

]]>
Porta Velas https://www.belamandala.com/porta-velas/ Tue, 22 Oct 2019 21:04:07 +0000 https://www.belamandala.com/?p=450 O porta-vela ou castiçal é um objeto de suporte para uma vela. Como outros suportes semelhantes (lustres, candeeiros, etc.) o “castiçal” foi originalmente fabricado em argila cerâmica, em seguida, bronze e vários metais e componentes cerâmicos novamente e em vidro. O sentido do uso é para anexar a vela para evitar acidentes que podem ocasionalmente cair.

As velas são utilizadas para simbolizar nossa magia através de suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade. O ato de acender a Vela para o Anjo da guarda é a forma de ativar seu pedido e levá-lo para o plano etéreo. Nos textos bíblicos, Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo.

A prática de acender velas tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. Na chama de uma vela, todas as forças da natureza são ativadas. A vela acesa simboliza a individualização da vida ascendente e da luz da alma.

Meus porta-velas são pintados em vidro, gosto de pintar flores neles pois acho que elas lembram o elemento terra, enquanto que o vidro lembra a água em sua transparência, a chama o fogo, e o tremular da chama o vento, formando assim os quatro elementos da natureza. Cada flor também traz seu significado próprio, além de suas cores darem um lindo efeito quando a vela é acesa em um ambiente mais escuro.

]]>
Vitrais https://www.belamandala.com/vitrais/ Tue, 22 Oct 2019 20:46:15 +0000 https://www.belamandala.com/?p=445 O vitral vem do francês vitrail é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico.

A história dos vitrais nos remete ainda aos tempos medievais quando eles surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.

A cor era elemento essencial para os vitrais que, através da luz que vinha de fora da igreja, despertavam a curiosidade das pessoas em relação às histórias contadas em forma de ilustração. Era um meio de atrair a população às igrejas, com adornos e formas jamais então vistas nas paredes cinzas das catedrais. Há teorias que afirmam que as histórias eram ilustradas nas janelas, e não nas paredes, por causa da luminosidade que remetia à ideia do espírito da luz que atingia os lugares santos, dentro de uma concepção religiosa. A janela, colorida e iluminada, era uma metáfora de portal entre um mundo e outro, entre o universo terreno e o espiritual. O efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente.

Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Mas ainda reside nos vitrais a tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas. Atualmente este tipo de arte ainda é muito valorizada, principalmente pelos artesãos que a utilizam para dar beleza às suas obras de arte.

Chamo de vitral aqui as pinturas em forma retangular ou quadrada, mas nada impede do vitral ser circular (que chamo de mandala), esses vitrais podem ser emoldurados ou colocados em um suporte de prato para mesa, não gosto de furá-los porque existe a possibilidade do furo não ficar no centro e o quadro ficará torto. Devido a sua origem histórica gosto de pintar vitrais com imagens de santos e outras divindades, gosto do simbolismo que cada um traz e acredito que ajudam as pessoas a se manterem conectadas com o divino, já que toda vez que olhar o vitral vai pensar numa força superior. Gosto também de pintar outros temas como a dança e personagens de filmes outras de minhas paixões. Meus vitrais são uma ótima opção para decoração de banheiros também, porque eles tem uma boa resistência à umidade desse local, diferente de quadros comuns. Espero que você se inspire com eles.

]]>